sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

REGULAMENTO CLÁSSICOS 2015

REGULAMENTO CAMPEONATO CURITIBANO CLÁSSICOS BLINKY ELÉTRICO 2015

REGULAMENTO CAMPEONATO CURITIBANO ELÉTRICO CLÁSSICOS 1:10

CURITIBA 18 DE FEVEREIRO DE 2015

A organização do Campeonato Curitibano Clássicos – EP adota como principio básico a igualdade competitiva, privilegiando sempre o melhor piloto e não o melhor equipamento, promovendo o hobby e o bem estar social dos participantes.
As hipóteses não previstas neste regulamento serão decididas pelo Diretor de Prova e pela Comissão de Corrida. Os adendos serão regulamentados pelos membros da Comissão de Corridas, que tem por integrantes os Srs.Luiz Francisco de Andrade Lima, Luiz Carlos de Andrade Lima, Rafael Langner e  Cris Aero bolhas.
Os membros da Comissão ficam encarregados de preparar adendos sobre situações não previstas no Regulamento 2015. O Diretor de Prova terá total autonomia para modificar o cronograma se julgar necessário para o bom andamento do evento. Também procuramos esclarecer aqui os itens a serem vistoriados, nos colocando à disposição para eventuais dúvidas. Esperamos que com esse regulamento todos possam ter as mesmas condições de competitividade.


1 – INTRODUÇÃO
O Campeonato Curitibano da Clássicos será realizado em 09 etapas durante o ano de 2015. Cada participante somará pontos a cada etapa e ao final do Campeonato, será declarado Campeão Curitibano CLÁSSICOS o participante que somar mais pontos durante toda a temporada. O Campeonato Clássicos terá descarte de UMA etapa (N-1) desde que o piloto pague a inscrição da etapa a ser descartada. Mas não haverá descarte de heat a cada etapa.


2 – CIRCUITOS e DATAS (As 9 etapas serão realizadas na pista da CAAR somente)
1ª Etapa: 08/03/2015 - CAAR
2ª Etapa: 12/04/2015 - CAAR
3ª Etapa: 03/05/2015 - CAAR
4ª Etapa: 14/06/2015 - CAAR
5ª Etapa: 05/07/2015 – CAAR
6ª Etapa: 30/08/2015 - CAAR
7ª Etapa: 27/09/2015 - CAAR
8ª Etapa: 25/10/2015 - CAAR
9ª Etapa: 29/11/2015 - CAAR


3 – REGULAMENTAÇÃO DAS CORRIDAS
3.1 – Horários das Atividades
08:00h às 9:00h Inscrição, Lacração de Chassi e motor.
3.2 – As atividades dos pilotos/mecânicos só poderão iniciar-se a partir das 08:00h e poderão estender-se, no máximo, até às 18:00hs.
 (Até às 19:00hs no período de horário de verão)



*Horário só como exemplo, podem sofrer alterações na data da etapa.....

3.3 – Cronograma de prova para até 12 pilotos:
Tomada de Tempo – 10:00 às 10:05
1º Heat – 11:00hs – HEAT 1A
2º Heat – 12:00hs – HEAT 2A
3° Heat – 13:00hs – HEAT 3A

4º Heat -  14:00hs - HEAT 4A
5º Heat-   15:00hs-  HEAT 5A 

3.4 – Cronograma de prova para até 24 pilotos:
1ª Tomada de Tempo – 10:00 às 10:05
2ª Tomada de Tempo – 10:10 às 10:15
1º Heat – 11:00hs – HEAT 1B
2º Heat – 11:15hs – HEAT 1A
3º Heat – 12:00hs – HEAT 2B
4° Heat – 12:15hs – HEAT 2A
5° Heat – 13:00hs – HEAT 3B
6º Heat – 13:15hs – HEAT 3A

7º Heat -  14:00hs -  HEAT 4B
8º Heat -  14:30hs -  HEAT 4A
9º Heat -  15:30hs -  HEAT 5B
10º Heat- 16:30hs -  HEAT 5A 


Premiação ao fim de todo evento


3.6 – Tomada de tempo: Duração de 5 minutos com até 12 pilotos ao mesmo tempo e valendo a melhor volta (flying lap) para definir a posição de largada dos heats 1. Em caso de empate vale quem fez o tempo por primeiro!
3.7 – Até 12 pilotos:
5 heats sem descarte ( sem N-1). Os pilotos classificam-se para o primeiro heat na ordem exata do melhor tempo obtido na tomada de tempo. A ordem de largada para todos os outros heats obedecerá a colocação geral da etapa.
3.8 – TODOS OS PILOTOS SÃO OBRIGADOS A SEREM RECOLOCADORES (GÂNDULAS) OU NOMEAR ALGUÉM PARA FAZER ISSO EM SEU LUGAR. O DIRETOR DE PROVA IRÁ DESIGNAR EM QUAL TOMADA OU HEAT CADA PILOTO DEVERÁ EXERCER TAL FUNÇÃO SE FOR NECESSÁRIO.




3.9 – Até 24 pilotos: Os pilotos serão divididos em Grupos A e B. Com 5 heats A (até 12 pilotos) + 5 heats B (até 12 pilotos) sem descarte para cada grupo (sem N-1). A distribuição dos pilotos para os grupos será feita de acordo com os tempos obtidos na tomada de tempo. Exemplo:


1º colocado na tomada – 1º lugar no grid Grupo A
2º colocado na tomada – 1º lugar no grid Grupo B
3º colocado na tomada – 2º lugar no grid Grupo A
4º colocado na tomada – 2º lugar no grid Grupo B
5º colocado na tomada – 3º lugar no grid Grupo A
6º colocado na tomada – 3º lugar no grid Grupo B
7º colocado na tomada – 4º lugar no grid Grupo A
8º colocado na tomada – 4º lugar no grid Grupo B
9º colocado na tomada – 5º lugar no grid Grupo A
...
E assim sucessivamente.
3.10 – Até 36 pilotos: Os pilotos serão divididos em Grupos A, B e C. Com
 5 heats A (até 12 pilotos) + 5 heats B (até 12 pilotos) + 5 heats C (até 12 pilotos) sem descarte para cada grupo (sem N-1). A distribuição dos pilotos para os grupos no Heat 1 será feita de acordo com os tempos obtidos na tomada de tempo. Exemplo:
1º colocado na tomada – 1º lugar no grid Grupo A
2º colocado na tomada – 1º lugar no grid Grupo B
3º colocado na tomada – 1º lugar no grid Grupo C
4º colocado na tomada – 2º lugar no grid Grupo A
5º colocado na tomada – 2º lugar no grid Grupo B
6º colocado na tomada – 2º lugar no grid Grupo C
7º colocado na tomada – 3º lugar no grid Grupo A
8º colocado na tomada – 3º lugar no grid Grupo B
9º colocado na tomada – 3º lugar no grid Grupo C
10º colocado na tomada – 4º lugar no grid Grupo A
11º colocado na tomada – 4º lugar no grid Grupo B
12º colocado na tomada – 4º lugar no grid Grupo C
13º colocado na tomada – 5º lugar no grid Grupo A
14º colocado na tomada – 5º lugar no grid Grupo B
15º colocado na tomada – 5º lugar no grid Grupo C
...
E assim sucessivamente.



3.11 – A ordem de largada do Heat 2 em diante será dada pelo posicionamento real na etapa ou seja, no final do Heat 1 será refeito toda a distribuição dos pilotos novamente. Para até 24 pilotos por exemplo:
HEAT 2A, 3A
1º colocado geral após unificação dos resultados
2º colocado geral após unificação dos resultados
3º colocado geral após unificação dos resultados
4º colocado geral após unificação dos resultados
5º colocado geral após unificação dos resultados
6º colocado geral após unificação dos resultados
7º colocado geral após unificação dos resultados
8º colocado geral após unificação dos resultados
9º colocado geral após unificação dos resultados
10º colocado geral após unificação dos resultados
11º colocado geral após unificação dos resultados
12º colocado geral após unificação dos resultados
HEAT 2B, 3B
13º colocado geral após unificação dos resultados
14º colocado geral após unificação dos resultados
15º colocado geral após unificação dos resultados
16º colocado geral após unificação dos resultados
17º colocado geral após unificação dos resultados
18º colocado geral após unificação dos resultados
19º colocado geral após unificação dos resultados
20º colocado geral após unificação dos resultados
21º colocado geral após unificação dos resultados
22º colocado geral após unificação dos resultados
23º colocado geral após unificação dos resultados
24º colocado geral após unificação dos resultados


3.12 – Cada piloto é responsável pelo seu sensor, carro e equipamento. O piloto só pode obter auxílio na gandulagem. É proibido a permanência de mecânico ou qualquer outro tipo de auxiliar abaixo do geral a não ser que nomeado pelo diretor de prova.
3.13 – A pista estará aberta para testes e treinos entre todos os heats RESPEITANDO O HORÁRIO DAS DEMAIS CATEGORIAS .
3.14 – Fica proibido o uso de qualquer pneu de espuma.
3.14.1- Pneus serão de borracha ou espuma de qualquer marca.

4 – PONTUAÇÃO POR HEATS (BATERIAS)
4.1 – Cada piloto receberá uma pontuação ao final de cada bateria (heat). O valor máximo será igual ao número de pilotos inscritos e irá decrescendo de 1 ponto a cada posição perdida no heat.
Exemplo 12 pilotos:
1º – 12 pontos
2º – 11pontos
3º – 10 pontos
4º – 09 pontos
:
:
12º - 01 ponto
4.2 – Ao término dos 3 heats, será feita a soma dos pontos obtidos gerando sua pontuação total da corrida, determinando assim as posições finais da etapa. Em caso de empate na pontuação geral do dia, os critérios de desempate serão na ordem:
1. Melhor colocação na Tomada de Tempo
2. Em caso de mais de um Grupo (A + B), a classificação geral de cada heat se dará UNIFICANDO as quantidades de voltas pelo tempo obtido, entre todos os pilotos de ambos os grupos no Mesmo heat.
Exemplo 14 pilotos:
Bateria 1 – GRUPO A
Piloto F chegou em 1º dando 19 voltas em 6:01.
Piloto G chegou em 2º dando 19 voltas em 6:05.
Piloto H chegou em 3º dando 19 voltas em 6:10.
Piloto I chegou em 4º dando 19 voltas em 6:14.
Piloto J chegou em 5º dando 18 voltas em 6:01.
Piloto K chegou em 6º dando 18 voltas em 6:05.
Piloto L chegou em 7º dando 18 voltas em 6:10.
Bateria 1 – GRUPO B
Piloto M chegou em 1º dando 20 voltas em 6:01
Piloto N chegou em 2º dando 20 voltas em 6:05
Piloto O chegou em 3º dando 19 voltas em 6:02
Piloto P chegou em 4º dando 19 voltas em 6:07
Piloto Q chegou em 5º dando 18 voltas em 6:00
Piloto R chegou em 6º dando 17 voltas em 6:01
Piloto S chegou em 7º dando 17 voltas em 6:05
A Classificação desta bateria seria:
1º Piloto M – 14 pontos
2º Piloto N – 13 pontos
3º Piloto F – 12 pontos
4º Piloto O – 11 pontos
5º Piloto G – 10 pontos
6º Piloto P – 9 pontos
7º Piloto H – 8 pontos
8º Piloto I – 7 pontos
9º Piloto Q – 6 pontos
10º Piloto J – 5 pontos
11º Piloto K – 4 pontos
12º Piloto L – 3 pontos
13º Piloto R – 2 pontos
14º Piloto S – 1 ponto
Conforme exemplificado, nem sempre o 1º colocado de um Grupo necessariamente será o 1º colocado do Heat.
4.7 – Em casos de EMPATE entre pilotos de grupos diferentes (A e B) em um mesmo heat o critério de desempate será a posição obtida na tomada de tempo.
4.8 – Tempo das Provas (TODAS) – 6 minutos


5 – PROCEDIMENTOS DE CORRIDA
5.1 – Largada nas tomadas de tempo, o Diretor de Prova irá autorizar a largada de cada grupo de pilotos. Os carros ficarão posicionados na área de PISTA em frente do geral de pilotagem.
5.2 – Nos demais heats, o Diretor de Prova fará uma contagem regressiva iniciada em 10 e ao chegar em 1 os pilotos aguardarão o “start” do Diretor de Prova ou do sistema para largar. Os carros largarão da pista, na formação do grid tipo Formula 1 (F1 pintado na pista).



5.3 – Após o final de prova os carros deverão permanecer na área determinada pelo Diretor de Prova esperando pela vistoria técnica. O Vistoriador recolherá os carros dos 1º, 2º e 3º colocados, mais um carro a ser sorteado para proceder à vistoria técnica final.


6 – SOLICITAÇÃO DE TEMPO
6.1 – Não será permitida a solicitação de tempo por nenhum piloto em nenhum heat seja ele
classificatório ou final.


7 – TÉRMINO DO HEAT E TOMADA DE TEMPO.
7.1 – Assim que o Diretor de Prova determinar o término do heat, nenhum mecânico/piloto poderá ter acesso ao carro antes de ser liberado pelo Diretor de Prova ou Vistoriador. A penalidade pelo não cumprimento desta regra será a desclassificação da prova em questão.
7.2 – A direção de prova poderá efetuar uma vistoria técnica a qualquer carro durante o dia todo. Seja em tomadas de tempo ou heats. Todos os carros devem aguardar a liberação pelo diretor de prova ou
vistoriador. O piloto que retirar o carro antes do tempo determinado será desclassificado do heat. Todos os pilotos que tiverem seus carros vistoriados podem acompanhar a vistoria técnica.


8 – PONTUAÇÃO
8.1 – Será atribuída a seguinte pontuação aos pilotos participantes:
8.2 – Pole Position = 1 ponto extra
8.3 – Pontos para posições finais da corrida (ETAPA):
1º lugar = 50 pts
2º lugar = 48 pts
3º lugar = 46 pts
4º lugar = 45 pts
5º lugar = 44 pts
6º lugar = 43 pts
7º lugar = 42 pts
8º lugar = 41 pts
9º lugar = 40 pts
10º lugar = 39 pts
11º lugar = seguindo a diferença de 01 ponto.


8.4 – DC = DESCLASSIFICAÇÃO: O piloto que for punido com a desclassificação da etapa é consequentemente eliminado da prova, perdendo os pontos adquiridos na etapa (somando 0 (zero) pontos no campeonato). Desclassificação não pode ser usada como descarte no Campeonato.
8.5 – Piloto inscrito e não participante receberá a pontuação equivalente à posição logo abaixo do ultimo colocado da prova. (em caso de 02 ou mais pilotos inscritos e não participantes da prova, estes
receberão a mesma pontuação).
8.6 – No caso de empate entre pilotos no resultado final do campeonato, o critério de desempate será, pela ordem:
1. Pontuação total
2. Maior quantidade de Vitórias
3. Maior quantidade de Poles conquistadas.
4. Confronto direto dos resultados.
5. Persistindo o empate, será dividida a mesma colocação.


9 – INSCRIÇÕES
9.1 – No momento da inscrição no campeonato, cada piloto(se não possuir) receberá um ( 01 ) jogo de números de registro que deverá ser utilizado durante todo o campeonato, se já possuir numeração igual de outro participante deverá providenciar uma numeração diferente com o diretor de prova. Este número, com fundo branco e o digito em preto, , deverá ser fixado no para-brisa dianteiro do carro e nas laterais traseiras direita e esquerda da bolha. Se houver a possibilidade, o piloto poderá escolher seu número.
9.2 – No momento de registro, todos os pilotos devem preencher o formulário e termo de responsabilidade.
9.3 – Taxa de inscrição por etapa:
R$ 40.00 (Quarenta Reais )Para associados CAAR em dia com suas mensalidades.
R$ 60.00 (Sessenta Reais) Para demais pilotos.




10 – DESCARTE
NÃO HAVERÁ DESCARTE DE HEAT POR ETAPA (SEM N-1).
HAVERÁ DESCARTE DE ETAPA DO CAMPEONATO (N-1).


11 – POSIÇÃO NO PALANQUE
11.1 – Os pilotos serão chamados pelo diretor de prova e devem se posicionar no palanque de
acordo com a ordem de largada. O pole escolhe sua posição por primeiro e assim por diante até todos estarem posicionados.








12 – FREQUÊNCIAS DE RADIO
12.1 – Cada piloto deverá ter, obrigatoriamente, duas frequências diferentes para a inscrição. Exceto rádios 2.4GHz.
12.2 – Em caso da ocorrência de frequências iguais durante as tomadas de tempo, o Diretor de prova deverá chamar os pilotos e propor a troca de frequência dentro do espírito esportivo. Caso não ocorra a troca, haverá a retenção dos rádios pelo diretor de provas.
12.3 – Nos heats a preferência absoluta é do piloto que estiver mais bem classificado no campeonato não cabendo recurso.
12.4 – É permitido o uso do equipamento DSM de modulação de frequência (2.4GHz). *No caso de troca de frequência a direção de prova concederá 10 minutos para o piloto realizar a troca.
12.5 – É proibido a permanência de pilotos e mecânicos na torre de cronometragem durante toda a prova.


13 – SENSORES
13.1 – Os sensores utilizados serão de total responsabilidade dos pilotos. Portanto é solicitado ao piloto que faça a correta instalação do sensor no carro e que zele pela conservação e limpeza do mesmo.


14 – REGISTRO E VISTORIA TÉCNICA
(Não será realizada vistoria técnica no inicio das atividades, haverá somente lacração de chassi, motor e pneus)
14.1 – Todos os pilotos deverão fazer o registro do seu carro, rádio e numero de sensor.
14.2 – É responsabilidade do piloto ter seu carro dentro das especificações técnicas do Campeonato.
14.3 – O carro e o radio devem ser apresentados para registro no horário estabelecido pelo
cronograma de prova.
14.4 – Caberá somente ao piloto participante solicitar ou sugerir ao Diretor de Prova vistoria técnica suplementar de qualquer carro. Para isso, deverá proceder da seguinte forma:
14.5 – Pagar uma taxa no valor de R$120,00
14.6 – Estar participando da prova.
14.7 - Entregar a direção de prova uma solicitação, escrita e assinada de próprio punho, indicando quais os itens que devem ser vistoriados.
14.8 – Caso não seja procedente a reclamação, o piloto solicitante arcará com os custos da vistoria em favor do dono do carro vistoriado. (Ex: inutilização de qualquer peça, pneu, roda, motor ou acessório do carro para que a vistoria seja procedida).
14.9 – Caso seja procedente a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará do heat, o piloto envolvido. O requerente não arcará com qualquer custo da vistoria, tendo o valor pago pela taxa de vistoria, reembolsada.
14.10 – A presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
14.11 – A direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro
quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível, com as mesmas consequências anteriormente descritas.


14.12 – Cada piloto poderá apenas utilizar um único carro, não é permitido trocar de carro e nem de chassis durante a prova. O piloto pode trocar peças como correias, bandejas entre outras excluindo o chassis do carro.
E permitida a troca de bolhas, importante salientar que o piloto é o responsável para ela estar dentro das especificações do regulamento.


15 – CHUVA
Em situações de Chuva, uma prova é considerada completa desde que tenham sido realizadas as tomadas de tempo. A posição geral da Etapa será então a mesma obtida nas Tomadas de Tempo.
15.1 – Caso ocorra chuva antes do início das atividades:

15,2 Fica a critério do Diretor de prova a definição de
quanto tempo será aguardado para o início da competição.
15,3 Caso seja definido pelo diretor de prova que não teremos

condições de realização da etapa, a organização ira cancelar a
etapa e e remanejar a mesma para uma data reserva.

15.4 – Caso ocorra chuva durante a competição:
15.5 – Caberá ao Diretor de Prova a observância dos princípios de igualdade de condições para todos os pilotos e a decisão de interromper a corrida.
15.6 – Chuva nas tomadas de tempo:
15.7 – No caso de interrupção de uma tomada de tempo em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições.
15.8 – No caso da impossibilidade de se realizar os heats, será considerado como resultado final, a classificação das tomadas de tempo.
15.9 – Chuva nos Heats:
15.10 – No caso de interrupção de um heat em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições. Aguardar 60 minutos e se houver condições, reiniciar a corrida com o mesmo “grid” anterior.
15.11 – Se após 60 minutos não tiver condições para continuar, a prova será encerrada.
15.12- Em caso de chuvas após dois ou mais heats realizados antes de completados os 6 heats totais previstos, considera-se o resultado final da etapa a soma total da pontuação obtida nos heats.


16- PANE NO SISTEMA DE CRONOMETRAGEM
16.1 – Serão adotados os mesmos procedimentos para o caso de chuva (item 16). Caberá à
Organização da Prova a decisão final.


17 – PENALIZAÇÕES
17.1 – Serão aplicadas, pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do regulamento.
17.2 – Salvo as penalizações previstas que não cabem recurso, as demais caberão recurso, em formulário próprio, dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa.
As penalizações serão divididas em:
17.3 – Advertência Verbal: o Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, você esta sendo advertido verbalmente por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos em que não há interferência na performance dos pilotos adversários, como:
a) obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido;
b) tocar um carro adversário de maneira brusca, sem que o mesmo perca sua posição;
17.4 – Stop and Go: o Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, “Stop and Go”, você esta sendo penalizado por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que interfiram na performance dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como:
a) piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;
b) usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe);
c) tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;
d) ao receber 02 advertências verbais no mesmo dia da corrida;
e) falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes
graves) aos demais pilotos;
f) queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);
g) parar os carros com os pés;
h) realizar reparos na pista;
i) pilotar de forma que interfira no resultado da corrida. Espera deliberada por outro carro será
considerado como delito grave e resultará em imediata desclassificação.
j) não realizar a função de gandula em sua vez. (Se não houver gândula disponibilizado pela CAAR.)
17.5 – Desclassificação:
17.5.1 – Deixar de apresentar o veículo quando solicitado para a vistoria após as tomada de tempo e Heats.
17.5.2 – Receber 03 “stop and go” na mesma etapa;
17.5.3 – Reter o rádio-controle nos boxes fora do horário permitido para recarga de baterias, depois de solicitado insistentemente pelo Diretor de Prova;
17.5.4 – No término dos heats nenhum piloto poderá retirar o carro antes de liberado pelo vistoriador. Os pilotos que não cumprirem esta norma serão Desclassificados.
17.5.5 – Estar com o carro fora das Especificações Técnicas.
17.5.6 – Insistir em manter o carro com algum problema técnico (Ex.: pneu rasgado ou descolado que interfira na estabilidade do carro, etc) na pista, colocando em risco a posição dos pilotos adversários.
17.5.7 – Não pagamento da taxa de inscrição da etapa;
17.5.8 – Nos casos de agressões verbais descontroladas;
17.5.9 – Nos casos de condutas irregulares intencionais e atitude antiesportiva durante a etapa;
17.5.10 – Passar o sensor na antena de captação do sinal.
17.6 – Suspensão por 1 etapa ou perda da mesma caso seja a última:
17.6.1 – Nos casos de fraude intencional do regulamento (ex: troca de carro ou chassis, troca de pilotos durante o evento);
17.6.2 – Na segunda desclassificação durante a temporada;
17.7 – Eliminação do Campeonato
17.7.1 – Nos casos de agressões físicas.



18 – COMO CUMPRIR O STOP AND GO
18.1 – O piloto deve entrar pela pista de rolagem dos boxes, parar completamente o carro no Box na área de penalização pré-definida ou especificada pelo diretor de prova e retornar pela área do Box até a pista novamente após liberação do diretor de prova.
18.2 – O piloto penalizado terá três voltas para cumprir o Stop and Go.
18.3 – Caso falte menos de três voltas para o termino da prova, e o piloto não cumpriu sua
penalização, o piloto terá diminuído 1 volta de seu total de voltas completadas até o momento, sem direito a recurso.
18.4 – Durante o Stop and Go, ninguém poderá fazer nenhum reparo no carro.


19 – PONTUAÇÃO SOB PENALIDADE
19.1 – Os pilotos desclassificados não pontuarão nas respectivas provas.


20 – PROTESTO
20.1 – Somente será aceito o protesto por escrito e assinado, encaminhado em mãos ao diretor de prova.
20.2 – Prazos para encaminhamento do protesto: 10 minutos após o término do heat em questão.
20.3 – Todo protesto será respondido por escrito.


21 – CANCELAMENTO DE PROVA.
No caso de uma etapa ser cancelada, a organização irá transferir a mesma para a primeira DATA RESERVA disponível. Se não houver mais nenhuma DATA RESERVA disponível a prova estará automaticamente anulada e não fará mais parte do campeonato.


22 – PREMIAÇÃO
A cada etapa serão premiados os 3 primeiros colocados.
No final do Campeonato os 6 primeiros serão premiados.


23 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
A regulamentação técnica do campeonato é baseada nas regras IFMAR para campeonatos mundiais 1/10 190mm, com as devidas adaptações ou exclusões necessárias para adequar as regras ao formato de corrida.
23.1 – CHASSI:
Os Chassis permitidos consistem em carros escala 1:10 190mm Turismo com tração 4X4 de
fabricantes e modelos disponíveis para compra em mercado especializado ou não. A bitola máxima do carro é de 190 mm.
23.2 – BOLHAS: É obrigatório o uso de bolha de carros Nacionais e Importados Clássicos....Carros de modelos produzidos até o ano de 1995 para trás escala 1/10
A bolha deverá ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente pintada;
Nenhuma parte do carro, exceto postes de fixação da bolha e tubo de antena, poderão sair da bolha, Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico (Aerofólio) de qualquer natureza sobre a carroceria.

MODELOS PERMITIDOS:

-FUSCA
-GOL
-GOLF
-PASSAT
-OPALA (2 E 4 PORTAS)
-CARAVAN
-VOYAGE
-PARATI
-FIAT 147( Se existir no mercado )
-SAVEIRO QUADRADA
- MAVERICK
-MUSTANG
-CORVETTE 1963 STINGRAY
-DODGE ( RT E BARRACUDA )
-CUDA
-CAMARO
-BEL AIR


23.3 – PNEUS:

 serão de borracha ou espuma de qualquer marca,
 quantidade de jogos por etapa livre.

23.4 – ADITIVOS DE PNEUS
NÂO É PERMITIDO O USO DE QUALQUER PRODUTO, SOLUÇÃO OU ADITIVOS NOS PNEUS
Em toda a chamada para tomadas de tempo ou Heats, os pilotos terão seus carros vistoriados pelo Diretor de prova, ou alguém indicado por ele. Caso seja constatado o uso indevido de qualquer tipo de solução no pneu. O PILOTO será:
- Desclassificado da etapa.
- Tomará 1 etapa complementar de punição. Etapa essa que será a próxima a da punição.
É EXPRESSAMENTE PROIBIDO:
·Uso de cobertor, manta ou qualquer outro produto para aquecimento dos pneus.


23.5 – MOTORES, ESC e ELETRÔNICAO Campeonato Curitibano Clássicos 2015 utilizará apenas o motor  
Speedpassion Competition 3.0 que
obedece as especificações e foto abaixo:
Código do motor: SP138105V3 (na caixa de
embalagem do motor PN#138105V3)
10.5R da Marca Speedpassion.
Sensores system “Y”Wind;
Gun-Metal Aluminum End-Plates, SP & 10.5R etched;
Gun-Metal stator sleeve with SP10.5R etched;
Black or Silver sintered rotor with one balance ring,
12.3mm dia, 7.2mm core
Adjustable timing 0º-10º
 

RATIO:    
 23.6-1 A partir desta o RATIO FINAL para a CATEGORIA CLÁSSICOS não pode ser inferior a 5,0.
Se na conta de coroa, pinhão e ratio do carro der o valor de 4,99 ou menor o carro será desclassificado.

É obrigação do piloto fornecer a direção de prova no ato da inscrição o manual do veículo, ou aonde poderemos consultar para verificarmos o ratio que o referido carro tenha.
EX.
CONTA 1
COROA 85
PINHÂO 30
RATIO DO CARRO 2
85/30= 2,833333
2,833333*2= 5,6666666
CARRO APROVADO

CONTA 2
COROA 85
PINÂO 35
RATIO DO CARRO 2
85/35= 2,42857
2,42857*2= 4,8571
CARRO REPROVADO

23.7 ESC (SPEED):
– Será permitido qualquer tipo de  ESC, desde que operando em modo BLINK ou com ajuste de
TIMING = 0º
- Em caso de ESC sem visualização BLINK o piloto deverá dispor do manual para a verificação do TIMING = 0º
23.8 - Não será permitido qualquer tipo de modificação física nos motores.
Caso seja detectado que o motor esteja fora das especificações, o piloto será punido com a desclassificação da etapa e perderá automaticamente os pontos conquistados.
Esta etapa não contará com DESCARTE.
Se no ato da verificação ainda a direção de prova venha a ter dúvidas sobre a aferição, mandaremos o motor para verificação do fabricante quanto a sua ORIGINALIDADE.
23.9 – Caso o piloto durante a etapa queira mudar de motor, devera se dirigir ao Diretor de prova levando o motor atual LACRADO e o novo motor. O novo motor será devidamente lacrado e o antigo será retido pelo Diretor de prova. Caso o piloto termine a etapa entre os 3 primeiros colocados terá todos os motores usados na etapa, vistoriados.
O Piloto poderá usar quantos motores ache necessário.

23.10 – PESO:
Todos os modelos deverão ter no mínimo 1.350 gramas com toda eletrônica embarcada, grampos, bolha, bateria e transponder. Carro pronto para andar.


23.11 – Transmissão:
Permitidos chassis de tração 4X4 por correias ou cardã.
Não será permitido qualquer sistema de câmbio
23.12 – Baterias:
É permitido apenas baterias LiPo de 7.4 volts nominais (2S),  com capacidade livre. Taxa de descarga e marca livres.





24 – TELEMETRIA
24.1 – Não é permitido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, exceto os seguintes: Dois canais do receptor que serão usados para operar direção, acelerador e freio. Quaisquer sistemas de gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
24.2 – O uso de dispositivos de controle de tração, suspensão ativa e qualquer controles de direção auxiliado por giroscópio/ sensor de força G é estritamente proibido. São permitidos somente sensores para coleta de dados e não para ajuste da performance do carro em movimento.











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